Luiz Pereira Lemos, (Luiz Lemos), nasceu no dia 02 de fevereiro de 1969, em Jardim Ceará, filho de José Francisco da Silva e Júlia Pereira. É artista plástico autodidata (Pintor, Desenhista e Escultor), atualmente é Diretor do Museu Municipal, Coordenador da Festa dos Karetas de Jardim, Diretor Geral da Rádio Cultura FM, Ex-coordenador do Pólo Caririense de Museus, Ex-Secretário de Cultura, Turismo, Desporto e Meio Ambiente, Coordenador Municipal de Convênios e Chefe de Gabinete da atual gestão.
Em 1998, residiu em BelfordRoxo na cidade do Rio de Janeiro onde buscou o aprimoramento profissional em contato com artistas cariocas permanecendo ali, por um ano e dois meses.
Retornando a sua terra natal o artista continuou aperfeiçoando a sua vocação e logo foi estudar arte em Juazeiro do Norte onde permaneceu durante 05 anos absorvendo um pouco da arte caririense fazendo laboratório em parceria com o Mestre Karimay.
Em 1998, realizou exposição individual no Edifício Gaivota no Rio de Janeiro; em 1992, no Jardim Social Clube em Jardim Ceará; em 1994, na Universidade Regional do Cariri URCA-Crato; em 1995, no Museu do Ceará em Fortaleza e no Centro Cultural Luíza Távora em Fortaleza-CE, em 2009 participou do 1º Encontro Lusófono de Máscaras no Teatro José de Alencar em Fortaleza como o único representante brasileiro e em 2010 fez uma individual no Teatro Raquel de Queiroz durante a programação do Festival de Teatro de Guaramiranga-CE.
Participou de coletivas em 1996, na Central de Artesanato Luíza Távora em Fortaleza; ainda em 1996, ARTE NA PRAIA na Beira Mar-Fortaleza; em 1997, UM OLHAR PARA O CEARÁ na Praia do Náutico em Fortaleza e em 2002, no Espaço Cultural da Fundação Monsenhor Chaves em Teresina-Piaui.
Atuou como Secretário de Cultura, Turismo, Desporto e Meio Ambiente do Município de Jardim, de 1998 a 2004.
Autor da Série Histórica, JARDIM SUA HITÓRIA NA TELA em óleo sobre tela.
Autor do quadro Festa dos Karetas localizado no Centro Cultural Dragão do Mar em Fortaleza.
Autor das Bandeiras da Escola Senador Carlos Jereissati e da Escola Dr. Romão Sampaio.
Aos 12 anos de idade o artista descobriu a escultura sua segunda paixão e é autor do monumento a São Francisco de Assis localizado na cidade de Palmácia Ceará (portal de entrada do Maciço de Baturité), Busto de Tancredo Neves na cidade de Triúnfo-PE, participação na construção da Estátua de Nossa Senhora da Assunção em Teresina-Piauí, Monumento ao Padre Perdigão Sampaio também em Palmácia-CE, Alto-relevo em Guaramiranga, é autor do Monumento ao Frei Damião na cidade de Jardim-CE, autor do Monumento ao Sagrado Coração de Jesus na Cidade de Piquet Carneiro-CE.
Além de muitas obras espalhadas por várias regiões do país, Luiz Lemos tem obras no Museu Afro-Brasileiro em São Paulo, em Portugal, Chile e em mãos de colecionadores como Ismael Pordeus.
Atuou também como instrutor de vários cursos de artes, compreendendo a pintura a óleo sobre tela, promovidos pelo Ministério da Integração Nacional através do PRONAGER; Projeto de Apoio ao Artesanato da Região do Cariri; Central de Artesanato do Ceará CEART, e instrutor de Oficinas de Confecção de Máscaras no Festival de Teatro de Guaramiranga-CE, como também na ESBA (Escola de Saberes de Barbalha-CE) e no FESTIVAL DE JAZZ E BLUES DO ARAJARA.