NOTÍCIAS

18-JAN-2017

Geografia

18 DE JANEIRO DE 2017
Localiza-se a uma ‘latitude 07º34'57" sul e a uma longitude 39º17'53" oeste, estando a uma altitude de 648m (680 ou 620 ocupando o 10º lugar entre as demais cidades cearenses). A cidade está localizada no sul do Ceará, na microrregião do Cariri, distante cerca de 542,4 (536)Km da capital Fortaleza. Sua área é de 500,9 ( 457,034 ) Km². Seus limites são: ao Norte com o município de Barbalha - CE, ao Sul com o estado de Pernambuco, ao Leste com Porteiras - CE, Jati - CE e Penaforte - CE e ao Oeste também com o estado de Pernambuco, cidade de Serrita - PE e Moreilândia - PE.
Relevo
Possui relevo formado por um buraco, representado pela Chapada do Araripe e por algumas serras entre as quais destacam-se Serra do Cruzeiro, Boca da Mata, Boa Vista e Serra do Portal. O ponto que mais chama atenção é o talhado do cruzeiro com 1100m de altitude. Sua vegetação é marcada pela presença da Floresta Nacional do Araripe, que cobre grande parte do município.
Clima
O clima é caracterizado por temperaturas amenas que variam de 19 a 28 °C. A temperatura especialmente nos meses de junho-julho pode descer a 15 °C, exigindo que a população vista agasalhos apropriados.
Hidrografia
Formada por um rio, o Rio Jardim, periodicamente seco, pelos riachos: Jacundá, Porcos, Gravatá e Boca da Mata e pelo Açude de Florzinha. Do sopé da Chapada há o afloramento dos lençóis freáticos em forma de belíssimas fontes de água cristalinas que são a maior atração turística.
São 72 fontes, destas: 30 secaram, 22 estão atualmente com suas vazões reduzidas e apenas 20 permanecem inalteradas; dentre as quais as mais conhecidas são: Boca da Mata (que abastece a cidade) e Boa Vista (atração turística).
Solos
Bruto não cálcico, Litólico, Eutrófico, Latossolo vermelho-amarelo, distrófico e Vertissolo. De uso potencial em culturas diversificadas, fruticultura, algodão e pecuária extensiva.
Demografia
O município conta com uma população de 26.414 habitantes, uma densidade demográfica de 53,06 hab/Km²; sendo que a população está mais centrada na zona rural. O distrito Cidade de jardim é constituído de 6.836 domicílios ocupado, tendo uma população de 26.697 habitantes no ano de 2010, obtendo um crescimento de 1,07% na ultima década. Nesta cidade se encontra 13.076 homens, correspondendo a 49% de sua população e 13.621 mulheres, equivalendo a 51%. Jardim é um município rural onde 17.699 pessoas situam-se em áreas rurais equivalendo a 66,3% de sua população e apenas 8.998 pessoas 33,7% residem em Áreas urbanas. Apesar de sua maior parte da população residirem e trabalharem no campo, 74,2% de sua economia é baseada na prestação de serviço, tendo como contribuição 17,8% na agropecuária e 8% na indústria.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Cultura Há 4 dia(s)

Resultado Preliminar - Edital 001/2024 - Lei Paulo Gustavo - Premiação aos Mestres

Confira agora o Resultado Preliminar do Edital 001/2024 da Lei Paulo Gustavo Premiação aos Mestres

#Água Há 4 dia(s)

SAAEJ DE JARDIM REALIZA LIMPEZA DOS POÇOS ARTESIANOS, NO DISTRITO DE HORIZONTE

A Prefeitura Municipal de Jardim, em parceria com a SAAEJ - Serviço Autônomo de Água e E [...]

#Saúde Há 5 dia(s)

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ADERE AO PROGRAMA JOVENS EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS - JEEP

UMA PARCERIA ENTRE A PREFEITURA MUNICIPAL DO JARDIM, GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ E SEBRAE

#Saúde Há 5 dia(s)

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO SOBRE CONTROLE SOCIAL, PROMOVIDA PELO TCE- CE.

O Conselho Municipal de Saúde de Jardim, participou ativamente de uma formação important [...]

#Cultura Há 10 dia(s)

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO - Nº 01/2024 - LEI PAULO GUSTAVO

A Prefeitura Municipal de Jardim, por intermédio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, anuncia a abertura do Edital de Chamamento Público Nº 01/2024

#Saúde Há 11 dia(s)

O NÚCLEO DE APOIO A SAÚDE DA FAMILIA (NASF) DIVULGA O QUANTITATIVO DE ATENDIMENTOS DO MÊS DE FEVEREIRO DE 2024

A Prefeitura Municipal de Jardim, através da Secretaria de Saúde, tem a satisfação de in [...]

#AssistênciaSocial Há 11 dia(s)

A SEDEST PREPAROU UMA AGENDA DE ATIVIDADES INVRÍVEL PARA O MÊS DA MULHER, CONFIRA

A Prefeitura de Jardim, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e do Trabalho, [...]

#AssistênciaSocial Há 12 dia(s)

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA.

A Prefeitura de Jardim, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e do Trabalho, torna público o edital de chamada pública para o credenciamento de agricultores familiares.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito