O Município

Dados do município.

Dados do município/localização

Fundação: 03/01/1916
Emancipação Política: 03 de Janeiro
Gentílico: Jardinense
Unidade Federatíva: Ceará
Mesoregião: Sul Cearense
Microregião: Cariri
Distância para a capital: 540 KM

Dados de características geográficas

Área: 457.034,00
População estimada: 26697
Densidade: 58,00
Altitude: 648
Clima: Tropical Subúmido
Fuso Horário: UTC-3
As origens do Município de Jardim são remontadas desde o século XVIII, tendo como referência o fazendeiro Bento Moreira, casado com D. Sebastiana de Oliveira onde moravam no sítio chamado de corrente de Ramalho. Havia outro colono, pobre e consequentemente sem identificação no sítio cabeça do negro. Sua localização foi bastante isolada, de modo que somente por ocasião das grandes estiagens atrairia maiores investidores. Com a grande seca de 1791 á 1793, chegou a Jardim o primeiro imigrante Padre João Bandeira de Melo, vindo de flores acompanhado de índios e negros onde catequizava os pajeús. Era um homem muito valente e o que fez pela primeira vez foi promover o plantio de alguns cereais e edificar uma casa de barro, no local em que existe a residência do Padre Antônio Manuel de Sousa, que ainda hoje é conservada como monumento histórico. Logo em seguida ele construiu uma capela para Bom Jesus, que assim atraiu para grande número de pessoas, e suas casas foram se agrupando junto à capela.
O Município de Jardim era conhecido como Barra do Jardim e Santo Antonio do Jardim, uma antiga região indígena e, logo depois, palco de memoráveis acontecimentos históricos. As origens do Município de Jardim são remontadas desde o século XVIII, tendo como referência o fazendeiro Bento Moreira, casado com D. Sebastiana de Oliveira onde moravam no sítio chamado de corrente de Ramalho. Havia outro colono, pobre e consequentemente sem identificação no sítio cabeça do negro. Sua localização foi bastante isolada, de modo que somente por ocasião das grandes estiagens atrairia maiores investidores. Com a grande seca de 1791 á 1793, chegou a Jardim o primeiro imigrante Padre João Bandeira de Melo, vindo de flores acompanhado de índios e negros onde catequizava os pajeús. Era um homem muito valente e o que fez pela primeira vez foi promover o plantio de alguns cereais e edificar uma casa de barro, no local em que existe a residência do Padre Antônio Manuel de Sousa, que ainda hoje é conservada como monumento histórico. Logo em seguida ele construiu uma capela para Bom Jesus, que assim atraiu para grande número de pessoas, e suas casas foram se agrupando junto à capela. Anos depois, o fundador de Jardim dirigiu-se para Piancó, na Paraíba, seguindo rumo ao Piauí, passando em Porteiras, em cuja capela celebrou uma missa no dia 6 de janeiro de 1821.

Em 1799, o povoado recebeu a visita de Frei Vital de Frascarolo. Sua passagem ficou perpetuada num cruzeiro por ele erguido, no dia 29 de junho à frente da capela, onde foi transplantado no centro do Cemitério de São Miguel e hoje está á frente da Matriz Santo Antônio de Jardim. Em 30 de agosto de 1814, o território foi desmembrado de Crato, quando passou a denominar-se Vila de Santo Antonio do Jardim.

Deve-se sua evolução à categoria de vila, à grande rivalidade entre José Pereira Filgueiras, capitão-mor do Crato, e o sargento-mor José Alexandre Corrêa Arnaud, descendente do povoador de Missão Velha, que saindo da cadeia do Icó, em 1812, conseguiu do Regente Imperial, pessoalmente, a criação do município e sua nomeação para o cargo de capitão-mor da nova vila.

A emancipação política do município ocorreu em 3 de janeiro de 1816, onde, não pôde comparecer o capitão-mor José Arnaud, por ter falecido no seu regresso do Rio de Janeiro. Com seu falecimento, foi nomeado capitão-mor do Município de Jardim, Pedro Tavares Muniz.

No ano de 1933, o município dividiu-se em dois distritos: Jardim e Macapá(atual Jatí). Desmembrado por força da Lei nº 1153, de 22 de novembro de 1951, foi criado um novo distrito denominado até hoje de Jardim-Mirim. No dia 24 de abril de 1916, foi realizada a fundação do Colégio 24 de Abril, pelo Juiz de Direito, Dr. Francisco de Lima Botelho. O Colégio funcionou ininterruptamente até meados de 1923, marcou o período áureo de Jardim. Em 16 de fevereiro de 1937, o município foi dotado de iluminação elétrica, por iniciativa do Prefeito Francisco Ancilon de Alencar Barros.
Jardim tem Santo Antônio como padroeiro e sua principal manifestação folclórica é a Festa dos Caretas, que ocorre na semana de Páscoa, ou Semana Santa, como é conhecida no nordeste.

Há vários eventos na cidade:
Festa dos Karetas (Semana Santa)
Procissão com todos os santos (1 de Janeiro) - Segundo relatos, existente só em jardim.
Semana do Município (Janeiro)
Celebração da Semana Santa na Matriz
Festa Coroação de Nossa Senhora (31 de Maio)
Festa do Padroeiro Santo Antônio (13 de Junho)
Vaquejada (Novembro)
Festa ao Bom Jesus (23 a 31 de Dezembro)
Festa dos Lírios (Outubro)

Além das festas tradicionais, a cidade disponibiliza aos moradores e visitantes outras opções de lazer, como os atrativos naturais:
Nascente Boa Vista
Nascente Boca da Mata
Nascente Gravatá
Nascente Olho D'água
Nascente do Toré
Sítio Cabeça do Negro
O município é dividido na sua Sede e em 5 distritos, além dos sítios, vilas e comunidades.
Clima frio o ano inteiro. Apelidada de Suiça Cearense.

Hino do Município de Jardim

Andarás com teu passado
Cuja lembrança inebria
E por teus filhos amado
Crescerás em cada dia

Como joia na serra incrustada
Entre as fontes clarões refletindo
Ó jardim lindo seio de fada
Viverás entra as flores sorrindo

Teu verde solo encantado
De luz, de som, de alegria
Sempre será o campo honrado
Do trabalho e da harmonia

Como joia na serra incrustada
Entre as fontes clarões refletindo
Ó jardim lindo seio de fada
Viverás entra as flores sorrindo

Como a maior ufania
Desde teu seio perfumado
Lutaremos cada dia
Pela glória do passado

Bandeira do Município de Jardim

Bandeira do Município de Jardim - CE

NOTÍCIAS

#Administração | 25 DE NOVEMBRO DE 2022

A Prefeitura Municipal de Jardim, recebeu hoje os alunos da Escola Municipal Dr. Romão Sampaio para conhecer o Poder Executivo e entender seu funcionamento. Na oportunidade, conheceram os secretários que compõem as pastas e suas respectivas incumbências.

O projeto intitu [...]

#Administração | 22 DE NOVEMBRO DE 2022

Disputando por 5.570 municípios brasileiros e 184 municípios cearenses, a Gestão Municipal recebeu o 1º lugar a nível Estadual como referência na categoria INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE de cidades com até 30 mil habitantes. Esta conquista é reflexo do trabalho que vem send [...]

| 10 DE OUTUBRO DE 2022
Outubro Rosa é uma campanha realizada anualmente para alertar e conscientizar a população sobre o câncer de mama.
| 01 DE SETEMBRO DE 2022
Desenvolvida em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a campanha tem como objetivo abordar de forma transparente a prevenção do suicídio, que é uma questão de saúde pública.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito